domingo, 17 de outubro de 2010

Conhecimento Empírico

Conhecimento Empírico: Popular, vulgar, transmitido de geração em geração por meio da educação informal e baseado na imitação e na experiência pessoal.

O conhecimento empírico é intuitivo, inexato e imediatista, desprovido de cientificidade. Enfim, é o conhecimento subjetivo.
Apresenta quatro características básicas:
1) É assistemático: adquire-se ao acaso, à medida que as coisas e os fatos se apresentam.
Sua construção não segue um procedimento de rigor técnico;
2) É acrítico: não admite dúvidas acerca de sua superficialidade. Supõe que as coisas são como parecem ser. Não examina a validade ou verdade deste conhecer;
3) É impreciso: destina-se exclusivamente à sobrevivência biológica do homem no seu meio físico, ignorando outros fatores mais profundos, interferentes e determinantes em termos da cultura e do meio social, etc.;
4) É autocontraditório: a imprecisão do conhecimento vulgar torna-o quase sempre contraditório, inconsistente, falho na essência de suas constatações. 
Também chamado de vulgar, é o conhecimento do povo, obtido ao acaso, a partir da observação dos acontecimentos e das relações do mundo material exterior, pela qual o homem toma consciência das experiências alheias, incorporando, principalmente pela tradição, o legado das idéias transmitidas de geração a geração. É o conhecimento da cultura popular.
Pelo conhecimento empírico o homem simples conhece os fatos e as coisas em sua ordem aparente, por experiências feitas ao acaso, sem método, e por investigações pessoais feitas ao sabor das circunstâncias da vida.
Referências:
Braga, W. F. L. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais
Professor de Deontologia Jurídica e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito de Campos Membro da Ordem dos Advogados do Brasil - Conselho Seccional de Minas Gerais
http://www.fdc.br/Artigos/..%5CArquivos%5CArtigos%5C145COConhecimento.pdf (Retirado da internet dia 17/10/2010 às 17:30)
http://www.jjsoares.com/media/download/Tipos_de_Conhecimento_Humano_novo.doc
Retirado da internet no dia 15/10/2010 horário 20:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário